Para aproveitar melhor sua casa e garantir a qualidade de vida familiar, em questão de saúde física e mental, nada melhor do que aproveitar o espaço ao ar livre. Criar áreas sombreadas é uma boa forma de garantir o conforto máximo das pessoas que são usuárias dessa parte da casa, afinal, quando o sol está muito forte e ficamos expostos a ele, nos causa um certo incômodo. Seja através de um toldo, seja através de uma pérgola, seja com um guarda-sol, seja apostando em cortinas, seja com árvores frondosas ou com a instalação de uma lona de grandes dimensões, deve ter em conta espaços com sombra quando for altura de planejar seu jardim, terraço ou varanda. Há várias soluções que podem adequar à área que pretende cobrir e claro, ao orçamento que terá disponível para o efeito.
Nesse post irei mostrar dicas para criar sobra em sua casa, a partir de vários métodos. Continue me acompanhando para saber mais sobre esse assunto. Vamos às ideias?

1. Colocar um toldo

Já teve a ideia de adquiri um toldo em sua varanda, terraço ou jardim? Não? Então nunca se esqueça dessa ideia porque além de prática e funcional, ela não ocupa muito espaço e é o ideal para ser usado em uma varanda pequena. O Toldo articulado é o mais aconselhado, pois ele pode ser esticado para proteger você e sua família, caso esteja chovendo e até mesmo se estiver naqueles dias que o sol estiver muito forte.

Ele poderá também pode ser enrolado quando estiver naqueles dias que o sol está fraquinho, pois assim, você e sua família poderão desfrutar com conforto do jardim, varanda ou terraço sem sofrer preocupações com as diversidades climáticas. Vale lembra, que se a parede de sua varanda, jardim ou terraço for branca, instale um toldo branco pois assim ele ficará mais discreto, se for instalado algo de muito colorido, irá afetar o visual de sua residência.

2. Pérgolas com elementos naturais

Outra idéia que vai ajudar a tornar o seu jardim, varanda ou terraço se tornar em um espaço mais alegre, é a instalação de uma bonita pérgola feita com elementos naturais. Para ficar com esse aspecto você poderá optar por madeiras ou bambus para a estrutura e palhas, canas ou até mesmo o bambu poderá ser utilizado na cobertura. Com ou sem pavimento em deck, criará um espaço perfeito e confortável para aproveitar os dias mais bonitos, sem que o mesmo cause prejuízos à saúde.


3. Guarda-Sol

Um guarda-sol é perfeito, pela sua montagem e desmontagem ser fácil e rápida. Além disso, existem em vários tamanhos, cores, padrões e feitios, pelo que facilmente encontrará aquele que melhor se adéqua ao seu jardim, varanda ou terraço. Independentemente se a zona for ou não for uma área ventosa, preocupe-se em fixar bem o guarda-sol, fechando-o sempre que o tempo estiver propício a ventos e chuvas, pois pode acabar danificando-o.

4. Aposte em cortinas

Aposte em cortinas brancas ou de várias cores. Use uma corda fina para criar um efeito boêmio. Os profissionais sugerem essa maravilhosa ideia. Se você for do tipo que quer uma varanda, jardim ou terraço decorados por um especialista, não hesite em entrar em contato com um e adquirir um serviço de qualidade.

5. Árvores frondosas

Para ter uma boa sombra naquelas tardes de verão tórridas, nada vence uma árvore com uma copa gigante! Claro que é preciso ter espaço, tempo e paciência, para que a escolhida cresça bonita, forte, saudável, etc, mas, pode ter certeza que o resultado final irá compensar todo o seu esforço. Você ainda pode aproveitar para plantar uma árvore de fruto, para, por exemplo, quando estiver relaxando sobre a sombra da árvore, poderá está se deliciando com uma saborosa manga, ou até mesmo com uma laranja caseira.


6. Lona área

Se preferir ter espaço livre para que a área útil do espaço exterior não fique comprometida, sugiro que você faça a instalação de uma lona (nesse caso você poderá escolher o tamanho que será mais conveniente para o caso específico). Você apenas terá que ter bastante atenção nos pontos de apoio da lona, como as paredes, postes, etc.

Chegamos ao final desse post, e espero que essas seis dicas acima possam ter tirado todas as suas dúvidas que algumas pessoas têm em relação a esse assunto, e espero que você consiga a tão desejada sombra para pode aproveitar mais o seu jardim, terraço ou varanda por mais tempo e sem precisar se preocupar com as mudanças climáticas.

Saiba mais sobre marketing digital e tenha tudo que deseja. Até breve!